O marketing das frutas

Por Rodrigo Capella

Você quer conhecer em detalhes como funciona o marketing das frutas? Programe, então, uma viagem para a Espanha ou para Portugal.

Como assim, Portugal? Isso mesmo. Veja que interessante, na imagem abaixo, a embalagem que eu encontrei em um hipermercado de Lisboa.

Especialista em marketing no agronegocio

Estes morangos, vindos da Espanha, foram comercializados de forma bem inusitada e alguns pontos merecem destaque:

a) Repare na etiqueta “Extra Doce”, sinalizando a doçura da fruta.

b) A embalagem tem furos. Desta forma, os morangos conseguem respirar e o cliente pode cheirar o produto, caso deseje.

c) Produtos amplamente visíveis, despertando a vontade do consumidor.

Tais pontos são ou não são decisivos no momento da compra? Claro que sim.


Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br