Marketing digital com foco no produtor rural

Por Rodrigo Capella

Impactar corretamente o produtor rural com ações de marketing digital. Esse é um dos maiores desafios das empresas de agronegócio.

Reuni, então, algumas dicas preciosas para ajudar você a executar um excelente plano de marketing. As orientações contemplam tendências e informações que servirão de suporte para o seu marketing rural, marketing agrícola ou marketing na agricultura.

Acompanhe:

Engajamento Digital
Não divulgue simplesmente por divulgar. Pense sempre em como a ação pode ter continuidade, estimulando um engajamento digital.

Muitas empresas de agronegócio optam, infelizmente, por realizar ações dispersas, sem qualquer conectividade com o produtor.

Especialista em marketing no agronegocio
Foto: freepik

Analise, Verifique
Engana-se quem pensa que qualquer respiro precisa ser compartilhado em plataformas digitais.

Há muito conteúdo que pode ser divulgado, com grande eficiência, com ações offline.

Avalie, portanto, três pontos: 1) a informação pode ser assimilada rapidamente? 2) a chance deste conteúdo ter engajamento é alta? 3) a divulgação irá reforçar os objetivos de comunicação da empresa de agronegócio?

Se a resposta for “sim” para estas três perguntas, divulgue o conteúdo no ambiente digital.

Impacto, Impacto
Monte um cronograma de ações e faça uma grande ação por semana.

Com uma grande ação semanal, bem planejada e executada, teremos um grande impacto.

Sabe aquele ditado, “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”? Ele é perfeitamente aplicável no ambiente digital.

Novas, novas ideias
Pense sempre em públicos novos. Eles ajudam a termos ideias novas.

Apoiar-se no mesmo público sempre trará resultados semelhantes.

Diversifique, sem perder a essência e o objetivo da comunicação.

A força da surpresa
Ah! E por fim: o efeito surpresa. Ao surpreender o seu público, você poderá ter ótimos resultados.

Muitas empresas de agronegócio estão fazendo isso, com base em inteligência artificial, e você como está surpreendendo o seu público?


Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br