Marketing dos vinhos de Portugal

Por Rodrigo Capella

Dois pontos me chamaram muita atenção, em relação aos vinhos, quando estive recentemente em Portugal. O primeiro ocorreu na vinícola Periquita.

Lá, eu soube que, antigamente, os vinhos eram embrulhados em papéis e vendidos desta forma.

Anos depois, é que a Periquita criou o primeiro rótulo de vinho em Portugal. Acreditavam que, se o vinho tivesse um rótulo, chamaria mais atenção dos consumidores e, com isso, venderia mais. Bingo! Estavam certos.

O meu segundo comentário será referente a Quinta da Bacalhôa. Nesta vinícola, os vinhos ouvem música. Isso mesmo!

É o canto gregoriano. Chegaram a fazer uma pesquisa e identificaram que este estilo musical ajuda no melhor desenvolvimento da bebida. Sensacional!


Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br