Marketing que ajuda empresa do agronegócio vender mais
Muitos profissionais de agronegócio têm me solicitado, com frequência, dicas e orientações para ampliar as vendas.
Diversas técnicas e ferramentas, bem-sucedidas no passado, hoje não fazem mais sentido no campo.
O perfil do produtor rural mudou e as prioridades de mercado também já são outras.
Confira, então, a seguir 04 pontos de atenção para ajudar você a vender mais:
Filosofia
Os produtores rurais farão negócios com fornecedores e varejistas que estejam em sintonia com a filosofia utilizada na propriedade. A venda pela venda perderá espaço para uma venda com propósito. As empresas, mais do que nunca, deverão defender causas e tornar seus produtos e serviços protagonistas de mudanças significativas para a sociedade.
Processos Simplificados
Tivemos, nos últimos anos, a apresentação de diversas tecnologias voltadas para o campo, o que sobrecarregou o tempo do produtor rural. A lógica vai se inverter e os gestores do campo irão optar por processos simplificados, utilizando poucas tecnologias.
Construção de marca
Para fortalecer produtos e ampliar o engajamento com os consumidores finais, produtores rurais irão investir intensamente na criação de marcas. A identidade criativa irá se sobressair no campo, ampliando a conexão do agro fora da porteira.
Mercado Premium
A demanda por produtos de qualidade extrema contribuirá para muitos produtores intensificarem o foco no mercado premium. Produtos e serviços que tiverem foco nesse nicho de mercado tendem a conquistar espaço nas propriedades.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br