Quais os critérios de avaliação de crédito rural?

Secretário-adjunto de políticas agrícolas do Ministério da Agricultura explica o que é necessário para conseguir empréstimos no sistema financeiro

Por Redação 

Os empréstimos são uma das opções viáveis para realizar investimentos ou custeios no agronegócio. Contudo, para consegui-los é preciso cumprir alguns requisitos e ainda ter planejamento para não haver endividamentos desnecessários. José Angelo Mazzillo, secretário-adjunto de políticas agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, falou sobre o assunto em live no Instagram do Rodrigo Capella, (@capella.rodrigo), diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio.

Secretário-adjunto de políticas agrícolas do Ministério da Agricultura José Angelo Mazzillo
Imagens da Live realizada no Instagram

Mazzillo esclareceu que o principal requisito é a capacidade do produtor quitar a dívida. Os empréstimos são feitos com base em um score, uma pontuação feita a partir das respostas do produtor a diferentes perguntas. “Quanto maior a nota, menor a taxa de juros, porque maior é a probabilidade do produtor pagar de volta”, explica o secretário-adjunto. Ele falou da tendência dos modelos de score serem comportamentais, ou seja, as empresas se basearem em dados relativos aos hábitos de consumo e em informações colhidas em mídias digitais, como Google e Facebook, para analisar o grau de confiabilidade do credor.

Concessão de crédito público envolve uma burocracia extra: os valores não podem ter desvio de função, pois é considerado crime. No mais, é preciso comprometimento com os pagamentos. “Ninguém está fazendo favor a ninguém no mercado de crédito. O produtor tem que gerenciar seu risco pra não atrapalhar o fluxo de caixa dele e acabar juntando essa dívida com a dívida de outra safra”, explica.

Clique aqui para conferir a live do José Angelo Mazzillo com Rodrigo Capella.


Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br