Convenção de vendas no agronegócio
Por Rodrigo Capella
Foi-se o tempo em que a convenção de vendas, evento muito comum no segmento do agronegócio, resumia-se a um momento de troca de informação sobre a empresa. Nos últimos anos, outros elementos, como interatividade, histórias da equipe e tecnologias ganharam espaço, juntamente com um encerramento impactante.
Isso se deve, especialmente, à mudança de perfil do cliente final (o agropecuarista está cada vez mais inserido no ambiente digital e as indústrias de agronegócio precisam se adaptar a este cenário), à força do storytelling como argumento de vendas e a necessidade quase que frequente de surpreender a equipe de vendas, que busca se capacitar diariamente.
A seguir, detalho cada um deste elementos:
Histórias de equipe
Sabe aquele momento marcante que a sua equipe teve com o cliente? Uma pescaria divertida, um conselho inusitado, o nascimento de um bezerro etc. É esse tipo de experiência que deve ser compartilhada e incentivada em uma convenção de vendas. Afinal, quanto mais conexão tivermos com o cliente ou futuro cliente, maiores são as chances de se concretizar uma venda natural.
Tecnologias
Entender qual tecnologia o cliente utiliza e de que forma ele se engaja no mundo digital é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa de agronegócio. Durante a convenção de vendas, fomente ensinamentos sobre comunicação digital e a importância dos diversos canais, como sites, blogs e aplicativos, entre outros.
Interatividade
Pode parecer simples, mas este elemento exige pesquisa, sensibilidade e total engajamento. Com recursos diversos, a convenção de vendas pode se tornar mais atraente. Experimente fazer pesquisas rápida e promover atividades culturais relacionadas ao business da empresa de agronegócio, como teatro e até mesmo caça ao tesouro.
Encerramento Impactante
Uma convenção de vendas somente será lembrada pelos participantes se tiver um gran finale. Resgatar os principais temas abordados ou solicitar uma avaliação já são iniciativas comuns e com pouca receptividade. Aposte em mensagens dos clientes agradecendo a força de vendas ou ainda em promover uma competição com temas de mercado (e não sobre a empresa).
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br