Como funciona uma consultoria para agronegócio?
Por Rodrigo Capella
Indicada para diversos momentos de uma empresa de agronegócio, como reformulação, lançamentos de produtos e transição, a consultoria é dividida em cinco fases: diagnóstico, análise da concorrência, planejamento, implementação e consolidação.
Durante a fase de diagnóstico, a consultoria participará de reuniões com as lideranças da empresa de agronegócio para a coleta de informações. Também serão realizadas visitas a alguns clientes e acompanhamento da rotina de setores estratégicos.
A segunda fase será a análise da concorrência, na qual serão realizados estudos e pesquisas sobre empresas e mercado. Este conteúdo ajudará a traçar futuras estratégias.
Na sequência, a consultoria começará a estruturar o planejamento, contemplando a elaboração de um plano para todas as áreas necessárias. Neste plano, serão apresentados cronogramas, atividades e cada um dos benefícios para a empresa de agronegócio, entre vários outros fatores.
A fase seguinte será a de implementação, com a determinação de metodologias e processos a serem executados. Metas e métricas serão expostas claramente.
Na última fase, a de consolidação, serão mensuradas as atividades já implementadas, com técnicas de mensuração de ROI. Todo o contexto será analisado. Se necessárias, mudanças serão sugeridas.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br