Dicas de marketing rural para vender mais

Por Rodrigo Capella

Ampliar as vendas é um dos principais desafios do produtor rural. Confira a seguir algumas dicas de marketing rural que irão ajudar você a vender ainda mais. São elas:

Qualidade

Consumidores optam, cada vez mais, pela compra de produtos saudáveis e de extrema qualidade. Intensifique, portanto, os métodos e práticas que ajudarão você a obter a excelência no plantio, colheita, armazenamento e transporte dos produtos. Atente-se ao conceito de rastreabilidade, importantíssimo para levar boa informação para o consumidor final.  Ao utilizar um aplicativo para escanear um código QR, impresso nas embalagens, o consumidor pode ter acesso a várias informações, como local de plantio, data de colheita, tratamento realizado etc. O QR é um código bidimensional e permite rápida resposta. Pesquise sobre esta tecnologia.

Marca

O seu produto ganhará, certamente, valor, se você criar uma marca. Opte por um nome de fácil memorização e passe a adotá-lo em todas as conversas e mensagens trocadas com compradores. Insira o nome no seu cartão de visita, panfletos e na assinatura do e-mail. Se achar interessante, vale também ter um logotipo, com o nome que você criou. Pequenas iniciativas irão conferir ainda mais credibilidade ao seu produto.

Especialista em marketing no agronegocio
Foto: freepik

Digital

Divulgar o seu produto nos canais digitais é de extrema importância. Foi-se o tempo em que bastava o boca a boca para você garantir boas vendas. Comece com um blog, contando sobre o dia a dia da sua empresa; ou com um site, apresentando o produto e descrevendo os diferenciais do mesmo. Na sequência, aposte em atuar com frequência em uma rede social, como Facebook, Twitter, Instagram ou LinkedIn. Conecte-se com mais pessoas e aumente as chances de você gerar ótimos negócios.

Exportação

A exportação deixou de ser um bicho de sete cabeças. Tudo agora está mais claro e facilitado. Um passo importante é a organização. Caso você não tenha volume suficiente, participe de uma cooperativa ou faça uma parceria com um outro produtor de sua confiança. Atente-se às certificações necessárias e entre em contato com uma tranding para verificar os processos de exportação. Lembre-se: no exterior, dependendo do período e do produto, você poderá ter um melhor preço.

Reflita sobre estes passos com cautela e verifique se eles são interessantes para a sua propriedade e seu produto. Caso opte por adotar somente parte deles, fique à vontade. A decisão é e sempre será sua.


Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br