Atue de forma eficaz nas redes sociais
Agronegócio está conectado nas plataformas digitais
Por Rodrigo Capella
Diretor Geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio. Com artigos e livros sobre agronegócio publicados no Brasil e no exterior, Capella é palestrante e influenciador digital do agronegócio. Também é editor do site Marketing no Agronegócio (www.marketingnoagronegocio.com.br) e do site Agro no Varejo (www.agronovarejo.com.br). Email: capella@acaoestrategica.com.br Instagram: @capella.rodrigo
É incrível como as redes sociais ganharam força nos últimos anos dentro do agronegócio. Credito essa evolução e consolidação a vários aspectos, entre eles a intensa sucessão familiar no campo, que impulsionou a adesão de novas tecnologias, e a necessidade das empresas agro e de os produtores rurais se conectarem mais com os consumidores finais.
Mas, diante de tantas possibilidades comunicacionais, qual a melhor alternativa? Como causar um impacto pertinente, destacando valores e engajando o público?
Estas questões merecem uma reflexão sólida. Sabemos que a publicação de conteúdo somente pela publicação é um tiro no escuro. É perda de tempo.
Então, em um primeiro momento, é necessário conhecer as características das redes. O Instagram é uma rede de tempo real, o LinkedIn é um canal analítico, o Twitter é informativo e o YouTube é ideal para um passo a passo, no formato explicativo.
Nesse sentido, se você for lançar um produto, apresentar um novo diretor da empresa, destacar os diferenciais de um estudo ou informar sobre qualquer outro tema, é recomendável adaptar o conteúdo ao propósito de cada uma das redes, com o objetivo de ser ainda mais assertivo.
Essa adaptação é importantíssima para estimular engajamento e criar conexões sólidas com seus seguidores. Sem ela, dificilmente uma marca conseguirá construir uma presença coerente e admirada nas redes sociais.
Outro ponto importante é se atentar a potencialidade e alcance das redes e adaptar o conteúdo a essa realidade. Ora, se o seu público é focado em determinada região, por que generalizar, se você pode segmentar tal informação atendendo aos interesses específicos?
Tal indagação, na correria do dia a dia, cai em esquecimento, muito embora ela tenha grande relevância para se alcançar os melhores resultados dentro do ambiente digital.
Além da mencionada adaptação e da segmentação, o propósito da empresa de agro precisa ser contemplado. De nada adianta ação, sem a correta percepção!
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br