Agronegócio e o posicionamento de marketing

Por Rodrigo Capella

Esta pergunta é muito importante e deve nortear o trabalho de um profissional de marketing que trabalha em uma empresa de agronegócio: quando o agropecuarista quer um produto, seja uma semente, um fertilizante ou um suplemento, onde ele procura? Se tiver experiências anteriores, é bem provável que irá recorrer a um representante comercial ou a uma agrorevenda. Caso contrário, utilizará a Internet para fazer uma pesquisa detalhada.

Essa postura dos produtores rurais mostra uma grande mudança de hábito. Antigamente, era muito comum a decisão de compra ser tomada somente após um bate-papo com especialistas do setor ou em eventos de cooperativas com amigos produtores. Agora, não é bem assim.

Por conta desta mudança, as empresas que atuam no segmento de agronegócio estão, cada vez mais, atentas ao marketing de posicionamento, muito conhecido como “presença de marca”.

Mas, como o marketing de posicionamento funciona na prática? Este tipo de estratégia se baseia em dois pilares (lembrança imediata e aceitação) e tem respaldo em uma premissa: a confiança do agropecuarista aumentará se ele já tiver, de alguma forma, ouvido falar da empresa de agronegócio.

Neste contexto, as ações digitais, protagonizadas no YouTube, blogs e no LinkedIn,serão mais receptivas, mas atente-se: somente irão se destacar se realmente ajudarem os agropecuaristas a aumentarem a produtividade e terem um incremento na rentabilidade.

Esta postura do agropecuarista de buscar conteúdo diversificado no meio digital mostra que as novas gerações de produtores aderiram ao “real time”, a busca de conteúdo específico em um menor tempo.

Este é um grande momento para as empresas que atuam no segmento de agronegócio. Além de destacar produtividade e rentabilidade, as ações devem agora auxiliar o produtor rural a executar contas com dinamismo, priorizando sempre a realidade dele.

Somente desta forma continuarão a despertar interesse. Amplia-se, sem dúvida, o desafio dos profissionais de marketing que trabalham com agronegócio!

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br