Faça um marketing de alto impacto no agronegócio
Por Rodrigo Capella
Hoje, eu vou compartilhar com você uma ação de marketing que fizemos recentemente no Instagram. Uma ação simples, mas amplamente eficaz e impactante.
Tudo começou quando colocamos no ar o site Agro no Varejo (www.agronovarejo.com.br) e alguns questionamentos surgiram: como divulgar o lançamento desse portal? Como fazer uma ação inusitada?
Após algumas reuniões com a equipe da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio, optamos por propor um desafio que representasse alguns dos principais valores do nosso agronegócio: família, superação de dificuldades e busca pelas melhores soluções.
Desenvolvemos, então, um quebra-cabeça, com alguns elementos do varejo, como carrinho de supermercado, frutas, leite etc. O jogo também destacou o endereço do site e trouxe uma palavra que desperta muita curiosidade: Lançamento.
Dentro de um envelope verde (uma das cores que representa muito bem o agro), o quebra-cabeça foi enviado para jornalistas, influencers e amigos.
O resultado: um empenho constante de todos para concluir a tarefa (superação de dificuldades) e para procurar pelas peças mais adequadas (busca pelas melhores soluções). E o melhor: com a participação de crianças montando o quebra-cabeça (família).
Às vezes, queremos inovar, realizar ações completamente diferentes, mas nos esquecemos da simplicidade.
Essa simplicidade, muitas vezes, surpreende, impacta e gera ampla conexão, não somente com quem recebeu o desafio, mas também com toda uma família que participa da brincadeira.
Esse é o marketing de alto impacto no agro.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br