Marketing no agronegócio: quais são as tendências?
Por Rodrigo Capella
O marketing no agronegócio está em constante evolução. Isso é fato! Mas, quais são as tendências? Quais conceitos deverão ter destaque nos próximos anos? Abaixo reuni alguns pontos. Confira:
– Página temática em destaque!
A landing page será cada vez mais acessada pelo agropecuarista. Invista na divulgação de conteúdo que ajude o público-alvo na tomada de decisão. Agregue valor ao conteúdo!
– Sim, o momento do blog!
Embora alguns especialistas em marketing critiquem o blog corporativo, acredito que esta ferramenta seja muito interessante para o nosso agronegócio, por conta do amplo alcance e da grande viralização. Coloque tabelas dinâmicas, imagens impressionantes de um produto e gráficos interativos, mas sem exagerar. É preciso ter cautela!
– Um é pouco, três é na medida certa!
Ações realizadas em multiplataformas ganham cada vez mais relevância. Um vídeo gravado por um influenciador de agronegócio e divulgado nas redes sociais, blogs e portais terá grande impacto. Isso é ação em multiplataforma!
– A arte de contar história!
Valorize o seu cliente, conte histórias que ele vivenciou. Outros clientes certamente estarão interessados. Fale sobre ganhos, lucratividade, rentabilidade e outros aspectos de suma importância.
– Reforce o agora!
As empresas de agronegócio precisarão registrar, minuto a minuto, os acontecimentos. Esse é o real time. Ótima estratégia para eventos, feiras e momentos importantes, como uma visita à fábrica.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br