Atenção! Crie uma definição correta para sua empresa de agronegócio

Por Rodrigo Capella

Tive o privilégio de começar a trabalhar com agronegócio no ano de 2004. De lá para cá, um aspecto vem me chamando a atenção: a forma como inúmeras empresas do segmento se definem.

Não estou falando sobre denominações muito comuns, como líder, a principal, especializada ou destaque em tal segmento. Sendo de fato verdadeiras, cabe às empresas utilizarem ou não.

A minha observação se refere à própria atividade das empresas que atuam no segmento de agronegócio. Inúmeras definições utilizadas rotulam estas companhias em segmentos que de fato elas não atuam.

Já verifiquei esta distorção nos segmentos de nutrição animal, saúde animal, nutrição animal, máquinas agrícolas e outros.

Comunicação no agronegócio
Foto: freepik

Exemplo 01: outro dia, acessei o site de uma empresa e verifiquei que ela se enquadrava no segmento de nutrição animal. Mas, ela fabricava equipamentos de armazenagem. Algo não está errado?

Exemplo 02: uma empresa do segmento de ração se define como companhia de saúde animal. O certo não seria nutrição animal?

Talvez estas empresas acreditem que, ao adotar esta postura, ganharão mais visibilidade. Mas, o fato é que acabam confundindo o mercado e se afastando dos agropecuaristas.

Atualmente, com a concorrência acirrada, não há tempo a perder. É preciso acertar em cheio na hora de se definir uma empresa de agronegócio. Concorda?


Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br