O Marketing no agronegócio num cenário mundial
Argentina, China e Espanha são alguns dos países quem podem ensinar muito ao Brasil, principalmente em termos de estratégias para o desenvolvimento do agronegócio.
Em uma breve caminhada pelo centro de Buenos Aires, é possível encontrar várias cafeterias, muitas delas oferecendo café colombiano. O fato poderia ser explicado pelo ranking de maiores produtores mundiais, no qual constam Brasil, Vietnã, Indonésia e, é claro, a Colômbia.
Mas, acredito que o real motivo seja outro: um simples café arábico, muito aromático, pode impulsionar o consumo de um produto feito com farinha, açúcar e ovos, entre outros ingredientes e segredos, e que é tradicional na Argentina: o alfajor.
Já a China tem destaque no mundo dos vinhos, apesar de não estar entre os maiores exportadores da bebida. Utilizando sua cultura e conhecimentos ancestrais, este país confecciona lindas garrafas para armazenamento do vinho feito principalmente com as castas Great Wall e Beichun.
As invenções deste país vão além. Uma empresa local surpreendeu o mundo ao criar para uma exposição uma enorme garrafa, com cerca de nove metros. Resultado: despertou o interesse dos visitantes em provar o vinho.
A Espanha talvez não seja lembrada quando o assunto é chocolate, mas merece sim nossa atenção. Basta uma rápida visita ao Museu do Chocolate, que foi inaugurado em 2000, para ter desejo de saborear esta irresistível bebida ou consumir um saboroso alimento.
No entanto, o mais intrigante deste Museu são as esculturas. Entre castelos, corujas e diversos personagens de desenhos animados, é possível observar coelhos. Coincidência ou não, há uma forte campanha da União Europeia para incentivar espanhóis e portugueses a comer mais a carne deste animal, símbolo da Páscoa.
Estes exemplos mostram que o agronegócio é complexo e precisa ser valorizado em sua plenitude e essência, para que as ações realizadas ganhem alto impacto junto ao consumidor final. É, certamente, disso que o Brasil precisa!
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br