Marketing no Agronegócio vai decolar

Por Rodrigo Capella

Amigos e Amigas do Agronegócio, comecei a trabalhar nesta importante área em 2004 e, de lá pra cá, acompanhei tendências, grandes mudanças e adequações em vários aspectos comunicacionais.

As conversas com produtores e profissionais que trabalham em empresas do agro sempre foram valiosas e me ajudaram a estabelecer parâmetros para ações impactantes.

Recentemente, conversas como essas, focadas em ações de marketing, apontaram para um cenário extremamente relevante que quero expor a vocês.

Após ouvir desafios, metas e observações e conversar também sobre inclinações de investimentos, estruturei a fórmula a seguir, contemplando as ações de marketing que ganharão relevância.

Essa fórmula, que pode ter variações, de acordo com perfis, momentos e oportunidades, é expressa por 2A + E = I.

Onde um A se refere a Assessoria de Imprensa, e o outro A representa o Anúncios. Já o E se aplica a Eventos.

Como resultado, temos o I, de Impacto, ou seja, o momento esperado por produtores que querem, por exemplo, ampliar as vendas para o varejo, e também por empresas do agro, que objetivam ganhar presença de mercado.

Talvez você questione a ausência de dois pontos super importantes nessa fórmula: influenciadores digitais e redes sociais.

Marketing no Agronegócio com rodrigo capella
Rodrigo Capella no evento Agrishow

Acredito que isso ocorra porque muitos profissionais com quem conversei associaram, por exemplo, influenciadores digitais a eventos, uma vez que esses relevantes distribuidores de conteúdo são muito contratados pelas empresas para cobrir feiras e Dias de Campo.

Já as redes sociais foram muito conectadas, durante boa parte das conversas, aos Anúncios, já que nesses canais é possível patrocinar conteúdo.

Nas próximas colunas, falaremos mais sobre oportunidades e ações de marketing. Mas, fica um alerta: a fórmula 2A + E = I é um claro indicativo de que empresas e produtores se apoiarão claramente no marketing durante os próximos anos, com o objetivo de se diferenciarem no mercado e de aumentarem as vendas.

Palmas! Com marketing certeiro e estratégico, o agro será ainda mais vibrante, pulsante e impactante.


Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio. Com artigos e livros sobre agronegócio publicados no Brasil e no exterior, Capella é palestrante e influenciador digital do agronegócio. Também é editor do site Marketing no Agronegócio (www.marketingnoagronegocio.com.br) e do site Agro no Varejo (www.agronovarejo.com.br). E-mail: capella@acaoestrategica.com.br Instagram: @capella.rodrigo