Marketing em feiras e eventos de agronegócio

Por Rodrigo Capella

Você trabalha no departamento de marketing de uma empresa de agronegócio e está em uma semana agitada. Um dos principais eventos do setor ocorrerá nos próximos dias e você ainda está trabalhando nos ajustes finais.

A lista de atividades é imensa e inclui itens como material promocional, contratação de recepcionistas, música do estande, finalização do vídeo institucional e seleção de produtos que serão expostos no estande.

Entre uma ligação e outra, uma reunião e outra, você se lembra da agência de assessoria de imprensa. Envia um email, com detalhes importantes do evento e de uma campanha de vendas a ser realizada.

Feiras e eventos de agronegócio

No dia seguinte, você recebe o texto de divulgação (release) para aprovação. O texto destaca somente a participação da empresa no evento, nada mais.

Você fica frustrado. Sabe que um conteúdo como este não chamará a atenção dos jornalistas e influenciadores.

Onde está o erro? No planejamento. Não da empresa de agronegócio, mas sim da agência de assessoria de imprensa, que deve ser proativa e requisitar, com frequência, o calendário de eventos para elaborar os textos com antecedência.

Um método interessante é enviar a empresa de agronegócio um questionário específico sobre cada evento. Na sequência, deve-se elaborar um plano de comunicação, que dará suporte à divulgação antes, durante e depois do evento. Com estas medidas, o trabalho de assessoria terá maior eficácia e impacto.

 

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br