O marketing e o storytelling no agronegócio
Por Rodrigo Capella
O storytelling ainda não é uma prática muito comum nas empresas de agronegócio. Talvez por preferirem não utilizar um roteiro natural, ou por insistir em fazer somente marketing de produto – ainda muito utilizado neste importante setor.
Seja qual for o real motivo, o fato é que uma busca – baseada em conversas, visitas às empresas e muita leitura – nos mostra que as empresas de agronegócio têm elementos muito interessantes para sustentar um storytelling com muitos minutos de ápices.
Vamos a um ótimo exemplo: Localizada entre as cidades italianas de Florença, Siena e Arezzo, Chianti nos oferece elementos para entender esse interessante cenário. Destino certo de muitos brasileiros, a região possui inúmeras vinícolas, o que nos remete a uma pergunta clássica: qual conhecer?
Imagine um castelo habitado, construído em 1184 e local de reuniões de uma fracassada conspiração contra a família Médici, que governava Florença. Acrescente: fabricação de vinhos de excelente qualidade, com predominância de Sangiovese, Riesling, Chardonnay, Trebbiano e Merlot.
Ingredientes como estes justificam uma visita ao Castello del Trebbio. A cada passo, a cada cole, a sensação de ter vivenciado períodos significantes da Itália e de ter conhecido uma vinícola muito especial.
Outro ótimo exemplo: localizada no Sul do Brasil, a cidade de Gramado vive realidade parecida com a de Chianti. Entre as várias lojas de chocolates da cidade, destaca-se a Prawer, que teve início em 1975, após o seu fundador ter aprendido o ofício na Argentina.
Os produtos tornam-se ainda mais saborosos, quando somos impactados com o marketing da empresa: “A história da Prawer é a própria história do chocolate artesanal no Brasil”.
A Prawer e o Castello del Trebbio nos deixam um grande e importante aprendizado: valorizar, com amplitude, a própria essência ajuda a seduzir e a encantar novos consumidores.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br