Marketing digital para agronegócio: como não errar?
Por Rodrigo Capella
Com grande frequência, profissionais que trabalham em empresas de agronegócio me fazem perguntas relacionadas ao marketing digital.
São dúvidas sobre planejamento, visibilidade e impacto, entre outros pontos. Nas dicas a seguir, compartilho algumas orientações sobre marketing digital para agronegócio. Confira:
1) Técnicas de marketing digital: o trabalho inicia com a definição de técnicas, conceitos e estratégias a serem executadas. Invista em conteúdo altamente qualificado e ajude o agropecuarista na tomada de decisões. Esqueça, inicialmente, a venda de produtos e serviços.
2) O impacto: aposte no “antes” e “depois” e também compartilhe conteúdo específico, de acordo com a região do agropecuarista. Lembre-se de contemplar particularidades e características.
3) Observe as oportunidades: invista em landing page, newsletter e ebook gratuito (este é um ótimo exemplo). Compartilhe conhecimento útil!
4) Engajamento real: promova webinar e realize, por exemplo, um tour virtual. Na sequência, solicite uma avaliação do agropecuarista.
5) Venda natural: a venda de um serviço e produto, no ambiente digital, precisa ocorrer de forma natural. Caso contrário, terá o ciclo interrompido. Elabore uma proposta com base em todas as informações colhidas. Surpreenda! .
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br