Agronegócio aposta no inbound marketing

Por Rodrigo Capella

Durante anos, as empresas que atuam no segmento de agronegócio optaram por não desenvolver estratégias de inbound marketing para impactar possíveis clientes. Elas alegavam que os produtores rurais não participavam do contexto digital, ou optavam por direcionar os investimentos para eventos e divulgação tradicional de produtos.

Com o novo perfil do produtor rural, estamos presenciando uma verdadeira e impactante revolução no agronegócio. Companhias de vários portes têm utilizado o inbound marketing como ferramenta de comunicação e marketing.

Mas, como este tipo de estratégica começa? Em um primeiro momento, é necessário despertar o interesse do produtor em acessar um conteúdo específico. Por isso, quanto mais soluções úteis o conteúdo oferecer, mais leitores (potenciais clientes) o mesmo terá.

Na sequência, o leitor (leia-se agropecuarista) precisa ter vontade de adquirir mais conhecimentos, de realmente se aprofundar. Nesta fase, aposte em oferecer um ebook ou um vídeo com dicas e orientações.

No próximo passo, o objetivo é fomentar o desejo do agropecuarista em se envolver, em se engajar, com a marca. Direcione o seu futuro cliente para uma biblioteca virtual, com um conteúdo totalmente interativo.

A venda é somente o último estágio. Lembre-se disso. Após ter interesse, vontade e desejo, o futuro cliente irá comprar de forma natural o produto, solução ou serviço que ele realmente precisa.

Durante todas estas etapas, a empresa de agronegócio deve adotar técnicas, estratégias e ferramentas focadas em conteúdo qualificado, otimização, escolha dos melhores canais digitais e também respeito ao relacionamento em rede.

Como resultado, a empresa de agronegócio terá ainda mais visibilidade no mercado, ampliará a sua credibilidade e incrementará o faturamento.

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br