Como implementar estratégicas de marketing no agro?

Por Redação

Diversos fatores precisam ser levados em conta na hora de se implementar uma estratégia de marketing em uma empresa de agronegócio. O planejamento detalhado, contemplando diversas variáveis e aspectos de mercado, é o ponto de partida ideal.

De acordo com Rodrigo Capella, diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing para o Agronegócio, é aconselhável as empresas direcionarem estratégias diferentes para cada cultivo e região. “Dessa forma, os resultados serão mais impactantes e assertivos”, observa.

Tomada de decisão

Capella acrescenta que os produtores rurais priorizam conteúdo que ajude na tomada de decisão.

“Nesse sentido, é importante a empresa de agronegócio compartilhar dicas e orientações, ajudando o produtor a solucionar problemas diários com o plantio”, destaca o diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing para o Agronegócio.

Benefícios da assessoria de imprensa para agronegócio
Rodrigo Capella é jornalista e influenciador digital agro

Outro ponto importante, segundo Capella, é ter uma mesma mensagem-chave em todos os canais. “Uma divulgação via assessoria de imprensa precisa estar alinhada com uma participação em um evento, que precisa estar em sinergia com uma ação em uma agrorevenda”.

Dicas Finais

Para que você tenha êxito ao implementar as estratégias de marketing em uma empresa de agronegócio, Capella compartilha a seguir mais algumas dicas. Confira:

  • Faça uma pesquisa, em profundidade, para conhecer o seu público-alvo;
  • Priorize quais as regiões que merecem mais atenção;
  • Escolha o seu cultivo principal e três cultivos secundários;
  • Conheça e teste várias ferramentas de comunicação e de marketing;
  • Mapeie as ações realizadas pelos concorrentes e por empresas agro de outros segmentos;
  • Encante primeiro e venda depois.

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br