05 erros de marketing fatais para uma empresa de agronegócio
Por Rodrigo Capella
Tive a imensa alegria de começar a atuar com agronegócio em 2004 e de atender empresas de diversos segmentos deste nosso importante setor.
É fato: nos últimos anos as empresas de agronegócio ampliaram o investimento em ações de marketing e comunicação.
As empresas que fazem as ações corretamente estão ampliando a visibilidade e ganhando market share. Já as empresas que insistem em cometer os mesmos erros afetam a lucratividade.
Confira a seguir cinco erros fatais para uma empresa de agronegócio:
1) Simplesmente ignorar o ROI: com técnicas e ferramentas precisas, é possível calcular o retorno do investimento (ROI) de toda ação de comunicação realizada. Assessoria de imprensa, consultoria de comunicação, redes sociais, comunicação interna, marketing de conteúdo e marketing de resultado são algumas das ações de comunicação que precisam, a todo instante, ser mensuradas.
2) Direcionar os investimentos somente para as feiras e eventos: os agropecuaristas não estão somente nas feiras e eventos. Eles buscam, com cada vez mais frequência, informações no ambiente digital. Por que então direcionar os investimentos somente para as feiras e eventos? Aposte em um planejamento estratégico e diversifique as ações.
3) Insistir em utilizar linguagem muito técnica: este tipo de conteúdo perde, cada vez mais, o impacto. Leituras rápidas, dicas, e orientações diretas estão sendo priorizadas pelas novas gerações de agropecuaristas.
4) Menosprezar o impacto do ambiente digital: o agropecuarista tem acesso a diversos canais online. Redes Sociais, Blogs, Newsletter e Aplicativos são alguns deles. Faça um diagnóstico de comunicação preciso e trace as melhores estratégias.
5) Não dar o adequado suporte para a força de vendas: a equipe de vendas de uma empresa de agronegócio precisa ter ferramentas que calculem, com presteza, em quanto tempo o agropecuarista terá o retorno de um serviço executado ou produto adquirido.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br