Entrevistas de emprego no agronegócio
Pesquisa, autoconfiança e postura são chaves para garantir que o entrevistador se convencerá das suas habilidades e experiências
Por Redação
Para realizar uma entrevista de emprego no agronegócio é necessário levar em conta três etapas: a preparação, o desenvolvimento e o pós-desenvolvimento. A preparação é a fase de pesquisa. Informe-se sobre a área de atuação da empresa, sobre a empresa, sobre a vaga e esteja plenamente ciente de quais desafios você poderá enfrentar caso seja selecionado. E mais, esteja ciente de quais qualidades você tem para agregar.
A fase de desenvolvimento é a entrevista em si, e então você deve demonstrar toda a confiança no seu potencial. Prove que você conhece o ramo e a empresa, fale sobre como você pode contribuir no cargo que ocupará se for contratado, e sempre aja de forma respeitosa com seu entrevistador. Atente-se até mesmo para a sua postura corporal. Mostre que seu interesse na vaga é genuíno e que você conhece bem o agronegócio para poder contribuir e aprender novos conhecimentos.
No pós-desenvolvimento, seja paciente. Às vezes o retorno, negativo ou positivo, da empresa pode demorar meses. Se a demora for muita, você pode mandar e-mails ou ligar para empresa e verificar o andamento do processo seletivo – isso demonstra interesse. Mas não seja insistente demais.
Compreenda respeitosamente se a vaga já for preenchida e parta para próxima seleção, ainda que seja em outra empresa, para outra função. Seja educado sempre, pois nunca se sabe se no futuro a empresa voltará a abrir vagas. Se tiver uma postura adequada, a empresa poderá se lembrar de você em nova oportunidade.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br