Dicas de marketing para agronegócio
Por Rodrigo Capella
Você trabalha em uma empresa de agronegócio e quer dicas de marketing para se diferenciar no mercado?
É importante, então, você conhecer cinco elementos, que são muito utilizados por empresas de diversos segmentos do agronegócio. Confira:
a) Engajamento: uma empresa que atua no segmento de agronegócio ganhou destaque, em um evento, ao convidar produtores rurais a realizarem algo impactante e exclusivo: visitar uma plantação, portando um tablet. A cada parada, os agricultores tinham acesso a informações e participavam de jogos de perguntas e respostas para testar o conhecimento sobre a empresa de agronegócio. A ação promoveu um grande engajamento dos agricultores, que queriam aparecer no ranking dos melhores e mostrar que sabiam tudo sobre a empresa. A iniciativa mostrou que, com sinergia e engajamento, as ações de marketing podem ter resultados ainda mais efetivos.
b) Experiência: considerar as características reais e não generalizadas para proporcionar uma rica experiência aos produtores rurais. Lembre-se: cada uma das regiões precisa ter iniciativas diferenciadas e que agreguem conhecimento, contribuindo para a necessidade de se produzir mais em menos espaço (tendência mundial). Uma experiência oferecida a um agricultor do Mato Grosso pode não interessar a um agricultor do Rio Grande do Sul. Uma estratégia interessante é desenvolver vídeos sobre a contribuição da empresa de agronegócio para cada um dos Estados estratégicos. Esta ação agregará valor aos vídeos institucionais – muito comuns no segmento -, mas com cada vez menos apelo, devido ao fato de a informação ser generalizada.
c) Praticidade: ainda circula com frequência, em grupos de WhatsApp, um vídeo no qual um agropecuarista dirige um trator moderno e toma o tradicional chimarrão ao mesmo tempo. Tudo muito prático: com apenas um toque no botão, o trator altera a direção. A nítida felicidade do agricultor denunciava que ele estava gostando da praticidade, até então desconhecida. Certamente, outros produtores, ao assistirem ao vídeo, também se interessaram pela tecnologia, comprovando que mais importante do que fazer ações de marketing para lançar uma tecnologia para agronegócio, é mostrar a real praticidade que ela pode oferecer.
d) Interatividade: Com a meta de despertar uma certa interatividade natural, diversas empresas que atuam no segmento de agronegócio têm propagado, nos ambientes digitais, textos e campanhas específicos. Merecem registro as iniciativas que solicitam participação contínua dos seguidores, como envio de informações referentes a safras, técnicas utilizadas para determinados cultivos, sistemas recém-contratados, tecnologias adotadas. O conteúdo pode gerar infográficos, vídeos, e-books e textos para blogs, entre outros formatos. É o produtor contribuindo para o sucesso de outro produtor, deixando de lado o egoísmo, muito percebido em décadas passadas.
e) Vivência: As empresas que atuam no segmento de agronegócio estão passando dias e dias no campo, com o objetivo de verificar a nova rotina dos produtores rurais. Esta nova rotina está sendo impulsionada pela nova geração de agricultores. As empresas que se baseiam nestes cenários para construir as ações de marketing e de comunicação estão um passo à frente. Iniciativas simples, como adesivos valorizando o empenho e importância do agricultor e sites contando histórias reais de agropecuaristas, têm se mostrado muito eficazes.
Quando utilizados com assertividade, estes cinco elementos aqui mencionados (engajamento, experiência, praticidade, interatividade e vivência) contribuem diretamente para as empresas de agronegócio se destacarem em relação à forte concorrência e aumentarem a relevância no mercado. Como consequência, irão gerar novos negócios (leia-se novos clientes).
É, realmente, esse o marketing estratégico que o agronegócio deve implementar. Agora e sempre!
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br