Comunicação na agricultura

Por Rodrigo Capella

A comunicação na agricultura terá maior eficácia se for centrada em alguns pontos. Entre eles, destaca-se a transparência, a inovação e a análise de dados.

Para ajudar você na execução destas ações, selecionei algumas dicas bem interessantes, focadas no produtor rural, contribuindo para a realização de atividades diferenciadas. Confira:

Levantamento
Pesquise, converse com produtores rurais e faça um levantamento minucioso das últimas cinco safras. Compare o desempenho em um gráfico, considerando a mesma commodity. Leve em conta investimento com insumos, custos relacionados à mão-de-obra e demais variáveis que impactam a rentabilidade do produtor rural.

Propriedades
Visite fazendas e verifique as propriedades do solo, fazendo uma análise criteriosa. Dedique um bom tempo para entender as correções necessárias de nutrientes, como potássio, por exemplo. Não adianta desenvolver ações de marketing para o produtor rural, sem ter conexão ampla com a terra.

Especialista em marketing no agronegocio
Foto: freepik

Monitoramento
Faça parcerias com clientes e produtores. Monitore, constantemente, o comportamento das plantas, verificando estágio a estágio a saúde e o completo desenvolvimento das mesmas.

Cuidado
Calma! Você não está em uma corrida que precisa chegar em primeiro lugar. Comece, portanto, devagar. Comece a executar as ações de marketing aos poucos. Pense primeiro no básico. Aumente o grau de inovação, pouco a pouco.

Pergunta de ouro
Em todos os momentos, questione-se: eu preciso inovar agora ou seria melhor aprimorar o que já foi feito?

Desejo sucesso em suas escolhas e vamos em frente! Sempre, sempre.. Força Agro!


Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br