Como melhorar a plantabilidade
Professor Paulo Arbex, da UNESP, fala sobre a importância da análise do custo-benefício para melhor aproveitamento das tecnologias do mercado
Por Redação
O Brasil é uma grande potência em máquinas agrícolas e isso tem sido cada vez mais reconhecido. Mas, ao contrário do que muitos pensam, as tecnologias modernas não são restritas aos grandes produtores. Essa foi a colocação de Paulo Arbex, professor da UNESP e especialista em plantabilidade. O professor falou sobre o assunto e abordou amplamente o conceito de plantabilidade, em live no Instagram do Rodrigo Capella, (@capella.rodrigo), diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio.
Segundo Paulo Arbex, as feiras e eventos de agronegócio trazem sempre novos lançamentos em maquinários, como semeadoras, tratores, colheitadeiras, pulverizadores, entre outros. O cuidado com o custo-benefício, entretanto, não pode ser dispensado. “Uma tecnologia considerada acessível para um grande produtor não é a mesma para um pequeno produtor”, pontuou o professor. Além disso, as máquinas devem ter boa disponibilidade, ou seja, não exigir reparos constantes, e ter boa performance para os objetivos do produtor.
O professor mencionou que, apesar da pandemia do novo coronavírus, o agronegócio, em especial o setor de grãos, tem prosperado, o que torna propício o investimento na comercialização de maquinário. A tecnologia é fundamental para garantir a plantabilidade. “Para ter sucesso tem que ter plantio perfeito, o que parece lógico, mas há muitos erros ainda”, disse Paulo Arbex. Para isso os produtores podem contar com sensores, dosadores, drones e outras ferramentas que asseguram a regularidade das plantações.
Clique aqui para conferir a live do Paulo Arbex com Rodrigo Capella.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br