Como escolher uma assessoria de imprensa para agronegócio?

Por Rodrigo Capella

As funções de um profissional de marketing de uma empresa de agronegócio são múltiplas: confeccionar material específico para feiras e eventos, administrar campanhas institucionais, analisar e verificar o desenvolvimento de novo vídeo institucional, fornecer ferramentas para o máximo desempenho da força de vendas, acompanhar a montagem dos estandes, entre várias outras atividades.

A agência de assessoria de imprensa contratada deve entender este cenário e atuar como uma verdadeira extensão do departamento de marketing da empresa de agronegócio.

Além disso, é preciso elaborar um plano de comunicação, com sugestões assertivas e englobando públicos diversos, praças, temas, veículos e probabilidade de êxito.

como escolher assessoria de imprensa para agronegócio

Outras funções de uma assessoria de imprensa contratada são: clipagem da notícia, análise das notícias publicadas e produção de relatórios analíticos com ROI.

Durante as atividades diárias, a assessoria de imprensa precisa recomendar e desenvolver ações para os vários formatos de mídia. Como por exemplo, podcast (direcionado para as rádios) e vídeo-release (ação com foco em TVs e canais do YouTube).

É recomendável também que a assessoria de imprensa ajude a empresa de agronegócio a estabelecer o discurso de vendas, contemplando portfólio, público e dores a serem solucionadas.

Este é o perfil da assessoria de imprensa parceira que irá contribuir para a empresa de agronegócio gerar novos negócios. Com estas dicas, você está pronto para escolher a sua assessoria de imprensa.

 

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br