Avanços do Marketing no Agronegócio

Por Rodrigo Capella

É contundente e benéfico o incremento das ações de marketing no agronegócio brasileiro. Em seus vários aspectos e envolvendo toda a cadeia, as iniciativas compõe um cenário vibrante e empolgante para quem tem o privilégio de atuar neste importante e indispensável setor econômico.

Se antes as realizações abrangiam, principalmente, dias de campo, participações em eventos, agrorevendas e publicidade, ano a ano um maior leque de marketing vem sendo incorporado às cooperativas, produtores rurais, associações e empresas de agronegócio.

Esta maior potencialidade deve-se a ampla adesão do setor aos canais online, que impulsionaram o marketing digital e sua variedade sólida de opções, como produção de conteúdo para redes sociais, landing page, agro influencer, eventos digitais, newsletter etc.

Dentro deste contexto, o maior desafio para o mercado agro torna-se então a escolha da melhor ferramenta, ou das melhores ferramentas, de divulgação para se atingir um objetivo específico, encantando o público-alvo e potencializando as vendas.

Rodrigo Capella agroinfluencer

Mas, como isso ocorre? Como se desperta o desejo do potencial cliente em adquirir um serviço ou um produto? O primeiro passo é compreender que o marketing do agronegócio é executado em etapas e que, somente dessa forma, consegue-se toda a potencialidade, intensificado a geração de novos negócios, um dos objetivos centrais do marketing.

A etapa inicial é a visibilidade e está totalmente associada a exposição. Por meio de ações que priorizam o compartilhamento de conteúdo baseado em prestação de serviço, cria-se uma conexão fundamental com o público e necessária para percorrer todas as outras três etapas.

Em um próximo passo, intensifica-se a credibilidade, associada a reputação. É nesse momento, após prestar um amplo serviço, que a empresa divulga com mais intensidade seus valores e missões em prol do segmento. Defender uma causa, por exemplo, é imprescindível e necessário.

A terceira etapa é o desenvolvimento do interesse, com o compartilhamento de conteúdo específico e direto no alvo. Essa postura ajudará a intensificar a conexão, criando-se uma sinergia extremamente eficaz e intensa.

Agência Comunicação Agronegócio

Por fim, despertamos o desejo do público-alvo, ingrediente da fidelização. Essa quarta e última etapa é o tão aguardado momento que estreita o relacionamento e impulsiona cliente e empresa para uma sólida, transparente e duradoura relação.

Ao concluir todas essas quatro etapas com eficácia, as cooperativas, produtores rurais, associações e empresas de agronegócio conseguem alguns benefícios importantíssimos, tais como ser referência no segmento de atuação, contribuir para os avanços do agronegócio, ampliar as vendas, gerar valor para os clientes e ajudar o seu público a aumentar a rentabilidade.

Outros valores também são obtidos durante o processo de marketing, como crescimento mútuo, foco nas dores dos clientes e encantamento, obtido após surpreender o público-alvo com ações simples, mas extremamente eficazes, envolventes e notórias.

Com tantos benefícios, o marketing ganhará ainda mais espaço no agronegócio. O cenário é fértil, por conta de vários aspectos, como maior percepção do setor em relação às vantagens do marketing, incremento das ferramentas tecnológicas e necessidade de maior diversificação e diferenciação dos setores produtivos.

Trata-se, então, de um caminho sem volta. Um caminho que irá fortalecer e valorizar ainda mais o agronegócio brasileiro.


Rodrigo Capella é diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio. Jornalista e Palestrante, pós-graduado em Jornalismo Institucional, é autor de livros e de artigos sobre marketing no agronegócio, publicados no Brasil e no exterior. Idealizador do projeto Alertas do Agronegócio, que compartilha com senadores e deputados demandas de produtores rurais, cooperativas e empresas de agronegócio. Editor e fundador do site Marketing no Agronegócio.