Criar aplicativo para uma empresa agro é a melhor estratégia?

Por Rodrigo Capella

Muitas empresas de agronegócio estão analisando. Afinal, o momento agora é de balanço. Nos últimos três anos, foram vários os lançamentos de aplicativos, dos mais diferentes formatos, com os mais diferentes objetivos.

Informações gerais sobre importação e exportação, identificação de pragas, dicas de pulverização, manejo de rebanho e dados sobre o mercado de nutrição vegetal, entre várias outras iniciativas.

Por conta desta diversidade e também de questões estruturais, como qualidade do sinal de Internet, algumas perguntas têm sido recorrentes nas reuniões de marketing das empresas de agronegócio:  a) o lançamento do aplicativo foi uma estratégica assertiva? b) o produtor rural tem utilizado a ferramenta com frequência?, ou ainda c) o conteúdo enfatizado na plataforma tem sido relevante?

aplicativo para Agronegócio
Foto: Freepik, autor pressfoto

Apesar dos esforços, estas perguntas não têm respostas fáceis. Muitos dos elementos que as compõe são subjetivos, de estruturação tardia. Sobram, então, sensações, expectativas e possibilidades de mensuração, muitas delas com base em longas conversas no campo.

De um produtor de leite, ouvi, recentemente: “Uso somente o Zap Zap e já está de bom tamanho. Por que eu quero tanto aplicativo? Vou fazer o que com eles”.

O desabafo deste pecuarista está em sintonia com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio e pela Informa Economics que revela a utilização de WhatsApp por 96% dos produtores brasileiros.

Já um produtor de soja me disse que consegue utilizar no máximo cinco aplicativos. “Não acesso mais do que isso. Eu entro no meu banco e os outros quatro aplicativos eu uso quando preciso”.

Estes dois depoimentos nos revelam uma realidade interessante: sim, o produtor está mais conectado. No entanto, utiliza e continuará utilizando a tecnologia de acordo com as suas necessidades, não deixando a tecnologia criar novas necessidades.


Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br