A produção orgânica de alimentos não consegue alimentar o mundo
Por Redação
O ator global e ambientalista Mateus Solano participou de uma live no Instagram de Rodrigo Capella (@capella.rodrigo), diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio e defensor do agronegócio, para discutir soluções sustentáveis no agronegócio. Um dos pontos criticados por Solano foi o uso de agrotóxicos, segundo o qual são recursos artificiais para lutar contra pragas, e que podem ser prejudiciais se manejadas de forma inadequada.
Rodrigo Capella, entretanto, rebateu as críticas comparando o uso de agrotóxicos nas plantações ao uso de remédios no corpo humano. De acordo com o diretor, os agrotóxicos são um recurso tecnológico para sanar problemas na produção agrícola, e sem eles não é possível gerar alimentos para a população mundial. “Segundo a ONU, até 2050, a população mundial será 10 bi de pessoas. A FAO diz que precisa aumentar produção em 80%. A produção orgânica não consegue alimentar o mundo”, argumentou.
Mateus Solano defendeu que a própria natureza, por meio das pragas ou do empobrecimento do solo, pode ensinar como manejar a produção sem o uso de agrotóxicos. Capella ponderou que há questões prioritárias no agronegócio a serem tratados, como as sementes piratas e o uso de antibióticos para engorda de animais, pois incidem em problemas de saúde pública.
Clique aqui para conferir a live de Mateus Solano com Rodrigo Capella.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br