A origem da comunicação no agronegócio

Por Rodrigo Capella

Como surgiu a comunicação no agronegócio? Esta pergunta é realmente muito interessante.

No livro “Assessoria de imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia”, eu trago um importante acontecimento, com base em informações relatadas por Duarte.

Acredita-se que no Brasil, a assessoria de imprensa iniciou-se no setor público. De acordo com Duarte, um marco significativo foi o ano de 1909, quando o Presidente Nilo Peçanha cria a Seção de Publicações e Biblioteca para integrar serviços de atendimento, publicações, informação e propaganda. (Duarte, 2002).

Entre as funções desse recém-criado setor estava a de, segundo o autor: “Reunir e distribuir informações por meio de notas ou notícias fornecidas à imprensa ou pelo Boletim do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio, publicação que fica a seu cargo. Ao chefe da “secção” caberia o papel de redigir as notas e informações que devem ser fornecidas à imprensa sobre assumptos de interesse da lavoura indústria e commercio”. (Duarte,2002, p. 49)

Foto: freepik

Outra iniciativa, que relato no livro “Assessoria de imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia”, é a criação do Departamento de Relações Públicas da The São Paulo Tramway Light and Power, conhecida simplesmente por Light.

Esse departamento “objetivava dar informações ao público” (Kopplin; Ferraretto, 2001,
p 21).

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Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br