A comunicação eficiente no agronegócio

Por Rodrigo Capella

As empresas de agronegócio têm se preocupado cada vez mais em desenvolver ações de comunicação, optando por unir iniciativas online com as offline.

Essa nova prática pode ser explicada, principalmente, por dois motivos: a) ampla oferta de soluções digitais, contemplando várias necessidades das propriedades; e b) uma nítida e maior adesão dos produtores rurais a canais online de comunicação.

Neste contexto, as ações offline, como as realizadas em agrorevendas e os dias de campo, entre outras, ganham um maior dinamismo e abrangência, ampliando o público e a potencialidade.

Especialista em marketing no agronegocio
Foto: freepik

Já as ações digitais, embasadas pelo marketing de conteúdo, marketing de influência e marketing de experiência, para citar apenas algumas vertentes, mostram-se peças fundamentais e integrantes da engrenagem comunicacional do nosso agronegócio, também constituída por iniciativas presenciais.

Percebe-se, então, que claramente as ações digitais e ações offline são complementares, ou seja, não se escolhe uma ou outra, apenas opta-se por qual estratégia seguir para se executar projetos assertivos e originais.

Uma dica é desenvolver ações com foco em reputação. Como melhorar a reputação de uma empresa de agronegócio? Clique aqui e vamos continuar a nossa conversa.


Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br