Marketing dos vinhos de Portugal
Dois pontos me chamaram muita atenção, em relação aos vinhos, quando estive recentemente em Portugal. O primeiro ocorreu na vinícola Periquita.
Lá, eu soube que, antigamente, os vinhos eram embrulhados em papéis e vendidos desta forma.
Anos depois, é que a Periquita criou o primeiro rótulo de vinho em Portugal. Acreditavam que, se o vinho tivesse um rótulo, chamaria mais atenção dos consumidores e, com isso, venderia mais. Bingo! Estavam certos.
O meu segundo comentário será referente a Quinta da Bacalhôa. Nesta vinícola, os vinhos ouvem música. Isso mesmo!
É o canto gregoriano. Chegaram a fazer uma pesquisa e identificaram que este estilo musical ajuda no melhor desenvolvimento da bebida. Sensacional!
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br