O marketing do azeite em Portugal

Por Rodrigo Capella

O marketing do azeite em Portugal é intenso. Comprovei isso em minha última visita a este interessante país.

Seja durante visitas a algumas propriedades rurais, seja em supermercados. Em quase todos lugares, o azeite é uma das estrelas.

Em uma ida ao supermercado, em Lisboa, encontrei esta estante, repleta de azeites. Um deles me chamou muita atenção.

Especialista em marketing no agronegocio
Supermercado em Lisboa

Foi o Azeite de Moura. Repare no produto que tem a cor amarela em parte de sua embalagem (canto direito da imagem que está acima). Não é esse detalhe que quero comentar.

O ponto a ser observado é que, neste mesmo produto, há um grande destaque para a informação: “Cooperativa Agrícola Moura Barrancos”.

É a valorização do cooperativismo. É a agricultura familiar tendo o justo e verdadeiro destaque em um rótulo. Rótulo de provável fácil adesão entre os consumidores.


Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br