O marketing do azeite em Portugal
O marketing do azeite em Portugal é intenso. Comprovei isso em minha última visita a este interessante país.
Seja durante visitas a algumas propriedades rurais, seja em supermercados. Em quase todos lugares, o azeite é uma das estrelas.
Em uma ida ao supermercado, em Lisboa, encontrei esta estante, repleta de azeites. Um deles me chamou muita atenção.
Foi o Azeite de Moura. Repare no produto que tem a cor amarela em parte de sua embalagem (canto direito da imagem que está acima). Não é esse detalhe que quero comentar.
O ponto a ser observado é que, neste mesmo produto, há um grande destaque para a informação: “Cooperativa Agrícola Moura Barrancos”.
É a valorização do cooperativismo. É a agricultura familiar tendo o justo e verdadeiro destaque em um rótulo. Rótulo de provável fácil adesão entre os consumidores.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br