O marketing do café brasileiro em Portugal
Qual destaque o café brasileiro tem no exterior? Confesso que esta pergunta sempre me intrigou. Bastou, porém, fazer apenas uma viagem ao exterior para comprovar um cenário interessante.
Em Portugal, encontrei esta estante, em um supermercado, destacando o café brasileiro. Com uma embalagem que tem como tema sensações (coffe sensations), o produto destaca-se entre diversas opções.
A cor verde – e aqui vou arriscar – representa muito bem o meio ambiente e a preocupação do produtor rural com a preservação dos recursos naturais.
A mulher mostra a força das mulheres no agronegócio, movimento que – com grande justiça – ganha cada vez mais força no nosso agronegócio.
Enfim, é o nosso café muito bem representado mundo a fora.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br