Dicas para melhorar a reputação de uma empresa do agronegócio

Por Rodrigo Capella

Planejamento de marketing, marketing digital, marketing rural e marketing agrícola não terão eficácia plena se a reputação de uma empresa de agronegócio estiver abalada.

Confira, então, algumas dicas preciosas para te ajudar a melhorar a reputação de uma empresa de agronegócio:

Adote métodos
Tenha uma metodologia recorrente para avaliar todas as ações de marketing. Verifique a presença de palavras-chave e mensagens-chave, além da força do discurso, estruturação das informações e formulação de ideias, entre outros pontos fundamentais para o ciclo comunicacional.

Estimule comentários
O contínuo e sólido diálogo com o cliente e potencial cliente fará toda a diferença. Espalhe esta prática dentro da empresa e incentive os colaboradores a fazerem o mesmo.

Principais Associações de Agronegócio
Foto: freepik.com

Transparência acima de tudo
Esse ponto é fundamental. Quanto mais transparente você for, melhor será a sua reputação. Pense nisso e não esconda as situações empresariais, por pior que elas sejam.

Soluções e Ações
Convide funcionários, diretores e também clientes (agricultores e pecuaristas) para integrarem esta equipe de trabalho, que terá como objetivos propor soluções e ações para melhorar continuamente a imagem da empresa. O ideal é que sejam feitas reuniões mensais.

Gerencie crises
Elabore diversos planos para diversas crises possíveis. Estruture tudo em um manual de conduta e não espere a crise chegar para você pensar em uma solução. Tenha tudo ou quase tudo mapeado.


Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br