O espetacular marketing do agronegócio em Portugal
Por Rodrigo Capella
Recentemente, tive a oportunidade de viajar para Portugal e fazer importantes visitas, que contribuíram diretamente para o meu aprimoramento profissional.
Entre as experiências, destacam-se a ida a Casa Portuguesa, que ofereceu um momento incrível: bolinho de bacalhau acompanhado com uma taça de vinho do porto branco, ao som de piano. É o marketing de ambiente!
Detalhe: na taça estava marcada a data em que a experiência ocorreu. Algo memorável, para trazer para o Brasil e ser guardado para sempre.
Outra visita bem interessante foi realizada na cave Ramos Pinto, que ganhou alta visibilidade em Portugal e no mundo por conta da qualidade dos produtos, mas também pelas propagandas ousadas do vinho do Porto. É o marketing do desejo!
Campanhas irreverentes, chamativas e que despertavam o interesse pela degustação do vinho. Algo que definitivamente marcou época! É a força do marketing!
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br