4 excelentes ideias para serem implementadas em empresas de agronegócio
Por Rodrigo Capella
Para ampliar a visibilidade, ter maior relevância e vender mais, as empresas de agronegócio precisam se atentar a outras possibilidades de marketing, não apenas ao marketing associado a determinada época do ano, ou ao marketing realizado em eventos e palestras.
Confira a seguir 04 excelentes ideias para serem implementadas em empresas de agronegócio:
– Guerrilha: o marketing de guerrilha é uma excelente estratégia para impactar o futuro cliente e fomentar emoções, uma vez que apresenta elementos novos ao local onde foi realizado. Durante uma feira, uma empresa do segmento de saúde animal pode colocar atores fantasiados de vermes dentro de uma grande jaula para destacar uma mensagem específica: os medicamentos comercializados por ela eliminam os vermes de circulação.
– Exclusividade: o marketing de exclusividade oferece produtos, soluções e serviços para clientes diferenciados. Exemplo: uma empresa que atua no segmento de nutrição animal pode desenvolver um suplemento com tecnologia exclusiva para agropecuaristas que são clientes há mais de 05 anos ou para os clientes que adquirem uma grande quantidade mensal de produtos.
– Dados: a meta do marketing de dados é assegurar que o cliente ou futuro cliente da empresa de agronegócio tenha um amplo e útil material disponível. Exemplo: uma empresa que atua no segmento de nutrição vegetal pode desenvolver e implementar um canal na Internet com um acervo completo, com vídeos educativos e conteúdo técnico.
– Recompensa: o marketing de recompensa pressupõe a criação e implementação de programas diferenciados com o objetivo de recompensar clientes participativos. Exemplo: uma fabricante de máquinas agrícolas pode presentear um cliente com uma nova tecnologia, se este cliente ajudar a empresa a gerar novos negócios.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br