Como funciona uma assessoria de imprensa para agronegócio?
Por Rodrigo Capella
O site Marketing no Agronegócio tem recebido diversas mensagens com dúvidas sobre assessoria de imprensa. São questões variadas, que envolvem desde o funcionamento de uma assessoria de imprensa até se é possível calcular o ROI.
A seguir apresento as principais dúvidas e também algumas orientações:
Como funciona uma assessoria de imprensa?
A atividade de assessoria de imprensa é desenvolvida por uma agência contratada, que deve funcionar como uma extensão do cliente, sugerindo e planejando junto com a empresa de agronegócio. A agência deve marcar reuniões com o cliente, apresentar planejamento e avaliar, juntamente com o cliente, as principais estratégias e resultados. A agência deve ter proatividade!
A agência de assessoria de imprensa precisa ser especializada em agronegócio?
O trabalho terá um melhor andamento e os resultados serão mais assertivos, se a agência de assessoria de imprensa conhecer bastante sobre agronegócio e sobre o mercado de atuação do cliente.
Quais os reais benefícios de uma assessoria de imprensa para agronegócio?
Os benefícios são vários. Com assessoria de imprensa, a empresa de agronegócio ganhará visibilidade, ampliará sensivelmente a credibilidade e, consequentemente, ampliará as vendas.
Quais as funções de uma assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa tem inúmeras funções, com o objetivo de contribuir para a empresa de agronegócio ter exposição qualificada nos veículos tradicionais e nos canais digitais. Entre as funções, destacam-se elaboração de textos de divulgação (releases), elaboração de sugestões de pauta, planejamento, contato com jornalistas e influenciadores, clipping das matérias e agendamento de entrevistas em TVs, rádios, jornais e revistas, entre diversas outras funções.
É possível calcular o ROI de uma assessoria de imprensa?
Sim, é possível e recomendável calcular o ROI. Assim, a empresa de agronegócio poderá avaliar o trabalho da agência de assessoria de imprensa e as estratégicas realizadas com mais precisão.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br