Assessoria de Imprensa para AgTech: como divulgar uma startup de agronegócio?

Por Rodrigo Capella

Como funciona a assessoria de imprensa para uma startup de agronegócio? A resposta para esta pergunta precisa ser dividida em quatro momentos.

Com base na experiência adquirida na Ação Estratégica, recomendo concentrarmos as atividades a serem executadas nas fases de conhecimento, confiabilidade, visibilidade e reputação.

Confira a seguir informações importantes sobre cada uma delas:

Assessoria de Imprensa para AgTech: como divulgar uma startup de agronegócio?

Fase 01: Conhecimento

Em um primeiro momento, a agência de assessoria de imprensa faz o contato com a imprensa e também com os principais influenciadores. São encaminhadas as informações iniciais sobre a startup de agronegócio. Esta fase tem duração de cerca de um mês e contribui para a publicação das primeiras reportagens.

Fase 02: Confiabilidade

Com mais frequência, informações diversas sobre a startup de agronegócio são encaminhadas para os formadores de opinião, como influenciadores e jornalistas. A startup de agronegócio se torna fonte confiável e interessante de informação. Como consequência, ela participa de encontros de relacionamento (cafés e almoços) com jornalistas e influenciadores, e várias reportagens são veiculadas na mídia.

Fase 03: Visibilidade

A imprensa recebe pautas estratégicas sobre a startup de agronegócio, com dicas preciosas, análises de cenários e orientações de mercado. No quinto mês, a startup terá ainda mais visibilidade e notável relevância.

Fase 04: Reputação

Após doze meses, sem interrupções, a startup que atua no mercado de agronegócio vai estabelecer uma forte credibilidade junto à mídia e influenciadores. Para chegar nesta fase, é recomendável a realização de almoços e cafés e a constante e eficaz divulgação análises e recomendações para o mercado, além do envio de sugestões estratégicas para a mídia..

.

Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br