Raleio químico traz frutas mais saborosas com menor custo
Técnica é ainda apontada pelo professor Marcelo de Souza Silva como opção para lidar com falta de mão de obra no campo
Por redação
Para atender as demandas por frutos maiores e mais adocicados, a técnica do raleio se torna imprescindível. Contudo, o modo manual de retirar os excessos dos frutos, para deixar que as plantas produzam frutas maiores e mais saborosas, exige uma mão de obra que está mais cara e mais escassa.
Neste contexto, ganha ainda mais espaço a tecnologia do raleio químico, apresentada como solução pelo professor e doutor em horticultura, Marcelo de Souza Silva. Ele falou a respeito em live no Instagram do Rodrigo Capella, (@capella.rodrigo), diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio e defensor do agronegócio.
O professor explica que a técnica é importante para garantir que os carboidratos produzidos pela fotossíntese se concentrem em um número menor de frutos em uma mesma planta. Assim, as frutas que serão comercializadas serão mais ricas em açúcares e nutrientes. Entretanto, fazer a retirada manual do excedente é muito custosa. “O raleio manual chega a representar 30% do custo total de produção. O raleio químico aplica substância para derrubar os frutos e é uma alternativa para tornar a produção economicamente viável”, explicou.
Marcelo de Souza Silva esclarece, contudo, que o raleio não é uma técnica que possa ser associada à redução de produtividade. “Uma goiabeira pode produzir 1200 frutos, mas com o raleio seriam 600 frutos com o dobro do peso”, ponderou. Segundo o professor, enquanto uma carrada de goiaba de baixa qualidade corre risco de ser desperdiçada por falta de consumidores, com raleio os frutos têm consumo garantido. Além disso, frutos maiores e mais saborosos estão mais aptos para exportação e assim gerar maiores rendimentos.
A conversa ocorreu em mais um episódio do projeto Happy Hour Agro, apresentado por Rodrigo Capella e Aretuza Negri, com apoio da Campos e Negócios.
Clique aqui para conferir a live do professor Marcelo de Souza Silva com Rodrigo Capella e Aretuza Negri.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br