No marketing do agronegócio, a revolução digital já começou

Jorge Espanha, presidente da ABMRA, fala sobre o que vai mudar no setor após pandemia da COVID-19

Por Redação

As inovações tecnológicas chegaram no campo para ficar, e a pandemia do novo coronavírus acelerou esse processo. Isso é o que defendeu Jorge Espanha, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA).

Em live no Instagram do Rodrigo Capella, (@capella.rodrigo), diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio, o presidente da ABMRA falou sobre o impacto do isolamento social nas relações digitais entre produtores, parceiros e consumidores.

“A revolução digital já está acontecendo”, afirmou Jorge Espanha, mencionando estudo da ABMRA que indica que cerca de 70% dos produtores rurais estão presentes nas redes sociais, e aproximadamente 95% têm aparelhos de celular.

Jorge Espanha, presidente da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio
Imagens da Live realizada no Instagram

De acordo com Jorge Espanha, a pandemia da COVID-19 levou os produtores a buscar meios digitais de fazer negócios, como WhatsApp. Contudo, num cenário pós-pandemia o digital não vai tirar a importância dos dias de campo.

O presidente da ABMRA destacou que, por conta do atual momento, há mais conexões pelo WhatsApp, mas ressaltou que também é a partir dos dias de campo presenciais que se criam conexões no WhatsApp para fazer transações.

Clique aqui para conferir a live do Jorge Espanha com Rodrigo Capella.


Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br