Comunicação ampla no agronegócio
Por Rodrigo Capella
Há várias formas e aspectos que contribuem para a comunicação ampla e plena no agronegócio. Uma delas, que tem grande eficácia, é a relação entre imprensa/influenciadores e as empresas de agronegócio, realizada com o suporte de uma agência de assessoria de imprensa.
No livro “Assessoria de Imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia”, eu abordo este importante ponto.
Um dos autores citados é Duarte. Ele explica que a relação entre a organização e imprensa pode acontecer de duas formas: informação e relacionamento.
Por informação podem ser considerados os dados, estruturados ou não, colocados á disposição do jornalista por meio de bancos de dados, releases, fotos, internet ou mesmo em uma entrevista (2002, p.30).
Dentro deste contexto, é importante recordar a origem da assessoria de imprensa. Cito, então, Kopplin e Ferrareto, que associam este surgimento a dois pontos importantes: “a necessidade de se divulgar opiniões e realizações de um indivíduo ou grupo de pessoas e a existência daquele conjunto de instituições conhecidas como meios de comunicação de massa” (2001, p.18).
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Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br