Comunicação no agronegócio depende de relacionamento
Em seus vários aspectos, a comunicação no agronegócio depende de relacionamento. No livro “Assessoria de Imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia”, eu dedico boas páginas para a questão relacionamento.
Logo no início, recorro a Thomason e Clement (1978). Eles defendem que, antes de se discutir os vários tipos de relações humanas, é preciso analisar as características que são comuns entre as pessoas. Somente dessa forma, dizem os autores, é que podemos entender a sociedade e compreender como ela se comunica.
Uma das características está associada a certos impulsos básicos: “O corpo humano, que o mais complexo organismo vivo, depende de certos materiais e condições para a manutenção da própria vida. […} Herdamos por meio de nossos corpos, certos impulsos ou necessidades tais como a fome, a sede, a urgência do sono, o impulso sexual e o instinto de proteger-se contra os elementos. (Thomason e Clement, 1978 p. 16).
Uma outra característica refere-se aos reflexos humanos. De acordo com os autores, “os reflexos são muitas vezes denominados “instintos” à medida que se complicam, e são mais fáceis de observar tanto em número como em importância ao estudarmos as atividades das formas inferiores devida”. (Thomason e Clement, 1978, p.16).
Outro autor citado no livro “Assessoria de Imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia” é Berlo. Segundo ele, “qualquer situação de comunicação humana compreende a produção da mensagem por alguém, e a recepção dessa mensagem por alguém. Quando alguém escreve, alguém deve ler o que foi escrito; quando alguém pinta; alguém deve ver o quadro; quando alguém fala, alguém deve ouvir”. (1991, p. 42).
Mas, como esse contexto está relacionado com o agronegócio?
Confira esse texto abaixo e saiba como:
04 dicas rápidas para melhorar a comunicação no agronegócio!
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br