Como será o marketing do agronegócio após a pandemia?

Professor José Luiz Tejon analisa o impacto da COVID-19 na comunicação de toda a cadeia produtiva

Por Redação

Não é novidade que a pandemia do novo coronavírus terá impacto em todas as áreas da economia, mas como será os efeitos desse período histórico no marketing do agronegócio? O professor José Luiz Tejon, em live no Instagram do Rodrigo Capella, (@capella.rodrigo), diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio e defensor do agronegócio, explicou como a pandemia vai afetar a comunicação de toda a cadeia produtiva, desde sua gênese.

Tejon relembrou que a doença surgiu em uma feira, onde animais e alimentos estavam armazenados em más condições, o que evidencia que o problema sanitário começa na sua originação. A partir disso, faz-se necessário que os produtores apareçam mais nos planos de marketing. “Não só a marca que chega no consumidor, mas também todo processo produtivo, até mesmo a ciência que origina o produto. Vai precisar de profissionais de marketing que olhem sistematicamente o panorama inteiro”, afirmou o professor.

Imagem da Live realizada no dia 3 de julho

De acordo com José Luiz Tejon, essa nova perspectiva se faz necessária para assegurar que os produtos são seguros e saudáveis. Mas pondera, contudo, que o Brasil ainda é falho nas suas estratégias de marketing, o que dificulta a solidificação da imagem dos nossos produtores no mercado internacional. “Temos culturas brasileiras de muito impacto no mundo, mas não saímos da relação business to business”, disse o professor. Seria, assim, necessário uma ampla articulação para conseguir firmar os produtos brasileiros ante à concorrência internacional, a exemplo do que é feito nos EUA e na Holanda.

A conversa ocorreu em mais um episódio do projeto Happy Hour Agro, apresentado por Rodrigo Capella e Aretuza Negri.

Clique aqui para conferir a live do professor José Luiz Tejon com Rodrigo Capella e Aretuza Negri.


Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br