Hidroponia e o Agronegócio: cuidados com o clima são fundamentais

Segundo professor Gláucio Genuncio, os benefícios dessa técnica de cultivo dependem de um estudo correto da geografia local

Por Redação

A hidroponia é uma forma de agricultura que oferece muitos benefícios e tem crescido no Brasil e no mundo. Mas para realizá-la, é preciso um bom projeto que leve em conta o clima e a geografia da região. O assunto foi esclarecido pelo professor da UFMT e engenheiro agrônomo Gláucio Genuncio, em live no Instagram do Rodrigo Capella, (@capella.rodrigo), diretor geral da Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio e defensor do agronegócio.

Genuncio reconhece que, quando começou a atuar nessa área na década de 1990, observou que muitos produtores erravam em seus projetos de hidroponia. “Muitos colocavam uma estufa baixa numa região de clima quente, então a planta não crescia. Hidroponia não é alface na água, é pensar no contexto, usar tela de sombreamento, posicionar para pegar brisa. Exige um detalhamento para não errar”

Imagens da Live realizada no dia 14 de agosto

Exemplo desses cuidados é o estudo realizado pelo professor com condutividade elétrica, que avalia a concentração de adubo na água usada na hidroponia. “Será que a concentração de sais usada em Mato Grosso é a mesma em São Paulo? Foi avaliado que, dependendo da condição climática, deve-se adequar a condutividade elétrica”, explicou. Esses cuidados se expandem para a altura da estufa, o controle da incidência de luz, ventilação, temperatura, entre outros fatores que propiciam o crescimento saudável dos vegetais.

Projetos bem executados, assim, podem trazer os maiores benefícios da hidroponia, que são a qualidade do produto, a ergonometria para o produtor, a limpeza e a redução de pragas.

A conversa ocorreu em mais um episódio do projeto Happy Hour Agro, apresentado por Rodrigo Capella e Aretuza Negri, com apoio da Campos e Negócios.

Clique aqui para conferir a live do professor Gláucio Geruncio com Rodrigo Capella e Aretuza Negri.


Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.

Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital.  E-mail: capella@acaoestrategica.com.br