Comunicação eficaz no agronegócio
Por Rodrigo Capella
A comunicação no agronegócio se torna mais eficaz quando alguns pontos de extrema importância são contemplados, como definição correta da mensagem-chave, estruturação do efeito surpresa e alinhamento sólido com o público-alvo.
Confira a seguir três dicas fundamentais para uma comunicação diferenciada no agronegócio:
1) Estrutura:
Pense na comunicação como uma grande casa, que tem estrutura e diversos ambientes. A estrutura é o alicerce. Os ambientes são os públicos diversos do nosso agronegócio. Combine a melhor mensagem com cada ambiente, sustentado pelo alicerce mais seguro.
2) Ideia
Uma ideia, por melhor que ela seja, é uma ideia, não uma ação propriamente dita. Muitos profissionais confundem ideia com ação. Ter uma ideia não é o início da execução. Anote todas as ideias, pensando na casa completa e em suas partes. Coloque uma nota, de 1 a 5, para cada uma das ideias. Comece pelas ideias que tiveram melhor nota. Elas provavelmente terão o maior impacto.
3) Engajamento
Sim, sim, o engajamento. Cada vez mais necessário, o engajamento sustenta a comunicação e a torna mais eficaz. Sem engajamento, perde-se o propósito da comunicação. Pense como engajar cada tipo de público de forma separada e contínua. Essa receita é bem assertiva.
Não deixe de ler também:
Comunicação na agricultura
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br