O que é marketing digital para agronegócio?
O marketing digital no agronegócio engloba diversos aspectos. O primeiro, e um dos mais importantes, é identificar qual o melhor tipo de conteúdo para o seu público.
Neste contexto, é imprescindível você criar uma persona, ou seja, determinar quais características o seu potencial cliente tem.
Com estas informações, que podem se alterar ao longo do trabalho, você atingirá com mais eficácia os seus resultados.
Tratam-se de definições iniciais que envolvem hábitos, idade aproximada, posturas e atitudes. Exemplo: a persona, que tem entre 35 e 45 anos, gosta de entrar nas redes sociais todo dia, entre 8h e 9h, e ler sobre dicas e orientações.
Com base em planejamento, cronograma e estratégias bem definidas, o seu objetivo é atingir essa persona, é ser lido por ela, é ser lembrado por ela.
Para ter êxito, opte por divulgar conteúdo que ajuda na tomada diária de decisão. Quanto mais você ajudar o seu cliente, mais ele irá interagir com você.
Interação é um dos fatores decisivos para a venda.
Todo esse contexto, composto por persona, conteúdo qualificado, planejamento, cronograma e estratégias, é chamado de marketing digital no agronegócio.
O marketing digital pode ser desenvolvido em diversos ambientes digitais.
Em um próximo artigo, falarei sobre isso.
Rodrigo Capella é Diretor Geral da Ação Estratégica, empresa de comunicação e marketing com ampla experiência no segmento de agronegócio.
Pós-graduado em Jornalismo Institucional, Capella é escritor, palestrante e também ministra cursos e treinamentos sobre comunicação digital. E-mail: capella@acaoestrategica.com.br